quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

COMENTARIO SOBRE PESQUISA EM JANDIRA : "MOTIVO DA MORTE DO PREFEITO"

Acabei de comentar com alguns convidados na sala de videoconferência os resultados principais da pesquisa que realizamos na segunda, terça e quarta-feira. A principal conclusão que o morador/eleitor de Jandira obteve foi que o crime se deveu a algum tipo de envolvimento político ou ilícito. Ninguém citou algo que pudesse dar a conotação de alguma outra motivação. Observarem os números do gráfico:

Interessante é que, por mais próximo que se possa parecer, aqueles que responderam "crime politico" e aqueles que responderam "briga política" guardam uma distância conceitual fundamental: os primeiros tendem a responder automaticamente, mecanicamente como que repetindo um bordão. Essa característica é presente entre os menos escolarizados. Quando se fala em "briga politica" envolvem-se aí outras nuances que exigem um pouco mais de elaboração e análise vai daí comporem um mix léxico que agrega as palavras: "inimizades...", "confusão...",  "relacionadao a " "envolvimento com...", "por causa de ..."
Perguntou-se no bate papo da videoconferencia a respeito do clima da população da cidade de jandira. O povo tem a exata noção perigo e, embora chocado com o crime, sabe que esse é um problema dos políticos. O pânico e os medos àsvezes se dão por otivos mais banais. mas a morte do Prefeito Braz não teve o mesmo efeito das lendas urbanas onde as pessoas ficam apavoradas ou trancam suas crianças em casa com medo do "Palhaço da Van" ou da "Loira do Banheiro". Tanto é que um número pequenos de pessoas "preferiu não responder" e as que "não souberam responder", não estão muito preocupadas mesmo.
Vamos publicar nas proximas horas outros dados referentes a esta pesquisa. esperamos que sejam uteis para o debate democrático de idéias baseadas em informações cientificas e confiáveis.

Um comentário:

  1. Parece que o prefeito morreu porque, a cidade precisava expor as feridas. Agora as merdas destes caras vão aparecer, pelo menos é o que espero

    ResponderExcluir