segunda-feira, 22 de novembro de 2010

REGIÃO OESTE DE SP É 1% DO TOTAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

A população dos 10 municípios ao longo do corredor Oeste (eixos Castelo/Raposo) atingiu a soma de 2.069.565 habitantes, diante da estimativa nacional de 191.480.630 habitantes divulgadas agora em meados de agosto. Exatos 1,08% da população do Brasil. Simples assim. Mais importante que os números, são aqueles que fazem esses números. Os consumidores, eleitores, empreendedores, empresários, jovens, idosos, mulheres, negros... os rostos desses mais de 2 milhões de Brasileiros. Um microcosmo do Brasil.
20 anos olhando frente a frente essa multiplicidade de segmentos que interagem e expressa na relação dialética entre estes variáveis segmentos.


Não é de hoje que tenho uma atenção e um carinho especial com esta região, pelo simples fato de ter nascido aqui, ter me tornado sociólogo com o foco no estudo das relações políticas. Aquilo que seria apenas um instrumento para as minhas análises, no caso as pesquisas, passaram a ser o eixo fundamental da minha atuação profissional. Quero com este blog, divulgar, discutir, debater dados e informações socioeconômicas deste lado Oeste da região metropolitana da Grande São Paulo, com o mesmo grau de importância que se discutem os temas nacionais. Sempre com o recorte regional.
Em artigo publicado no Jornal Notícias em abril de 2002, citava que os sete municípios do corredor oeste (com exceção de Araçariguama, Cotia e Vargem Grande) possuíam mais de 1.517.252 moradores e hoje este número é de 1.829.558 moradores, ou seja, houve um aumento de 21% no crescimento populacional nestes municípios da região Oeste. São 312.306 pessoas em dois anos consumindo, votando...E por falar em eleição, em levantamento feito junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), constatamos que a região oeste, com 1.431.800 eleitores, representa 1,1% do eleitorado total brasileiro.


Retratar este lugar, estas pessoas, esta dinâmica com isenção, com ética, com cientificidade tem sido nossa atividade diária.
Ao completar 20 anos de atuação profissional e 10 anos de atividade do MAS Pesquisa, realizamos mais uma pesquisa para atualizar os dados desta região. Alguns deles já estão na imprensa. Ao longo dos próximos dias, divulgaremos pelo Blog e pela imprensa, outros resultados desta pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário